quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O adultério na literatura realista


Adultério é uma palavra que significa literalmente na cama de outro que designava a prática da infidelidade conjugal,mas o adultério enfatizou um tema bastante importante na literatura " A traição Feminina é referida como causas de grandes conflitos",ou seja,o homem após a traição,é o resultado de agressão física a companheira e, essa violência pode causar até a morte.
Esse tema foi muito usado na literatura realista , principalmente nos livros de Machado de Assis , como Dom Casmurro, onde o autor deixa o leitor na dúvida da traição ou não de Capitu e no livro " O Primo Basílio " .
A pressão religiosa, educação ancestral das mulheres e a figura do esposo como líder nas decisões familiares faziam com que fosse normal e facilmente perdoado o adultério por parte do homem. Históricamente o homem podia cometer o adultério sem nenhum problema, mas quando a adúltera era a mulher os principios da sociedade mudavam e seguiam pra uma só visão, a de que era um absurdo e uma prática inaceitável.
No realismo , são muitas as explicações no que se diz respeito a explicação do adultério feminino, em Portugal a causa é uma alienação sócio-educacional sofrida pela mulher em meio a sociedade. Machado de Assis mostra que o motivo não é decorrente apenas da sociedade , mas de razões mais profundas, ligadas a afetividade e sexualidade , o autor coloca o tema polêmico como ponto chave em suas histórias abrindo uma interrogação na mente dos leitores em relação às possíveis traições , afinal as adúlteras são mocinhas ou vilãs ? Fica a critério de quem lê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário