quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Análise do filme " O Sorriso de Mona Lisa "


Lançado em 2003 , o filme " O sorriso de Mona Lisa " , que tem a atriz Júlia Roberts em seu elenco , conta a história de uma professora de arte na década de 1950 que vai ensinar numa escola feminista , escola essa que treina inúmeras jovens estadunidenses com o objetivo de transformá-las em excelentes mães e esposas.
A professora tenta influenciar as jovens para um pensamento liberal, contrária ao que a metodologia da escola pregava , com isso ela enfrenta desafios , entrando em conflito com a administração da escola e até com algumas alunas.
Através do filme, é possível identificar como eram as condições femininas no século XX , o modelo da mulher mãe, dona de casa, submissa ao esposo era predominante na sociedade da época, e as mulheres que iam contra esse modelo sofrima de diversas formas.
É notório como esse quadro e esse modelo mudou , atualmente as condições femininas estão em constante desenvolvimento, aquelas que não tinham o direito de votar numa democracia , hoje comandam países, como é o caso de diversas chefes de estado pelo mundo, inclusive no Brasil.
A tendência é que esse quadro de emancipação feminina continue numa crescente e que as mulheres continuem conquistando empregos e cargos que são tipicamente ocupados pelos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário