quarta-feira, 14 de setembro de 2011

As personagens femininas do realismo



Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)

Marcela
- Prostituta esperta e interesseira que tira proveito do sentimento nutrido pelo jovem Brás Cubas e da inexperiência dele, para explorá-lo, levando-o, inclusive, a furtar jóias da mãe, para presenteá-la.
“...Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos...”
Virgília- Bela figura de mulher casada com quem Brás manteve relacionamento amoroso e íntimo por alguns anos. Ela fora declarada sua noiva oficialmente,Brás Cubas não leva o relacionamento a frente e nem consuma o casamento, tempos depois revela interesse por ela e, como Virgília ainda nutria algum amor pelo ex-noivo não foi difícil a ele torná-la sua amante, só que dessa vez ela já era casada. Vem esta com ele piedosamente em seus últimos momentos de vida.


Dom Casmurro (Machado de Assis)
Capitu – Capitolina Santiago , vizinha e melhor amiga de infância de Bentinho, olhos de cigana obliqua e dissimulada. Teria ou não traído o marido Bento Santiago (Bentinho) com o maior amigo deste, Escobar.Transformou-se na grande polêmica sobre a narrativa.

O Primo Basílio (Eça de Queiros)
Luísa- Pessoa ociosa e que se ocupava apenas em “bater-papo” com amigas, por ter pouca cultura e informação, lia, constantemente historias românticas de folhetins e desprovida de densidade o que levara a sonhar acorda com aventuras amorosas.Personagem que se entrega na ausência do marido Jorge , aos desejos sexuais do primo superficial e conquistador.


O cortiço(Aluísio de Azevedo)
Rita baiana- Mulata bonita sedutora, amiga de todos no cortiço, de requebros sensuais nas rodas de samba que surgiam espontaneamente no cortiço. Dominadora, a ponto de se dar o luxo de escolher o amante que quisesse e substituí-lo quando bem entendesse.




Nenhum comentário:

Postar um comentário